Condomínio que recorreu a caminhão pipa por falta de água receberá indenização

A companhia responsável pelo fornecimento de água na Grande Florianópolis teve condenação mantida pela 5ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça e deverá ressarcir o prejuízo sofrido por moradores de um condomínio residencial, que tiveram de recorrer aos serviços de caminhões pipas para driblar a falta do produto ao longo de cinco dias, em episódio ocorrido em maio de 2017. Em apelação sob a relatoria do desembargador Luiz Cézar Medeiros, a câmara confirmou sentença que condenou a empresa ao pagamento de R$ 7,3 mil, corrigidos e acrescidos de juros.

A interrupção do fornecimento ocorreu em função de deslizamento de terra na região de captação. Três adutoras de água se romperam e forçaram a interrupção do abastecimento. O condomínio alegou que a companhia não protegeu corretamente a tubulação e, além disso, também não atendeu aos sete requerimentos que pediam o auxílio de caminhões pipas. A magistrada de origem julgou procedente a ação para indenizar os gastos comprovados em notas fiscais pelo condomínio.

Inconformada, a companhia interpôs recurso para sustentar que houve equívoco de interpretação do juízo, porque as adutoras se romperam pelo excesso de chuva. Alegou que se trata de caso fortuito ou força maior, o que afasta a responsabilidade da concessionária pelos infortúnios causados.

Para fundamentar o voto, o relator e presidente da câmara reproduziu o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor. A norma diz que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pelos danos causados aos consumidores decorrentes de defeitos na prestação dos serviços.

“Em que pese a afirmativa da apelante, a prestadora de serviço público não obteve êxito em comprovar a adequada condição de preservação dos aquedutos que acabaram rompidos, bem como a inevitabilidade dos danos causados. Ademais, não restou demonstrado nos autos que o fenômeno natural ocorrido trata-se de caso fortuito ou força maior, uma vez que extrapola a margem de prognose e de segurança que o desempenho desse tipo de atividade exige”, disse o relator em seu voto.

O julgamento contou com os votos dos desembargadores Ricardo Fontes e Jairo Fernandes Gonçalves. A decisão foi unânime (Apelação Cível n. 0307614-75.2017.8.24.0023).

FONTE: TJSC

MAIS POSTS

Junta Comercial e a abertura de empresas

A Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC) passou a possibilidade a abertura automática de alguns tipos de empresas. Por enquanto, essa funcionalidade está disponível para

Taxa Siscomex

Recentemente, informamos em nossas redes sociais que o adicional de 1% de COFINS Importação não pode mais ser exigido, desde o início do ano. Foi

PROCURANDO TALENTOS

Oportunidade para Advogados

A LOBE ADVOGADOS ASSOCIADOS esta admitindo Advogados na modalidade de associados para desenvolvimento, prospecção e prestação de serviços jurídicos específicos. Caso você tenha algum plano de negócios jurídico que entenda viável, podemos analisar o sumario executivo e estabelecer as condições para o seu desenvolvimento

Duas vagas disponíveis em Blumenau, para trabalho de forma híbrida – presencial e remoto.

VAGA 1: Atender demanda potencial nas áreas de direito da deontologia profissional e das terapêuticas disponíveis pelo SUS e planos de saúde.

VAGA 2: Atuar em quaisquer outras atividades jurídicas que incrementem a relação de serviços prestados pelo Escritório. A seleção será feita considerando: 1 currículo (pessoal acadêmico e profissional. 2. a identificação das competências e habilidades do candidato com as tecnologias do judiciário e com ferramentas digitais úteis a atividade jurídica 3. a empatia do candidato com o coletivo do Escritório responsável 4 os potenciais identificados no esboço de sumário executivo plano de negócios apresentado.

Os interessados devem enviar currículos para contato@lobeadvocacia.com.br com esboço apenas do sumario executivo de plano de negócios jurídico. Em até uma semana, receberão retorno para continuidade no processo apenas aqueles que tenham sido selecionados.

AVISO IMPORTANTE AOS CLIENTES

Clientes da LOBE ADVOGADOS ASSOCIADOS estão recebendo mensagens por aplicativo e por e-mail em nome dos Advogados JORGE LEANDRO LOBE, LUIZ FERNANDO PEREIRA DE OLIVEIRA E RAFAEL PIVA NEVES solicitando que os clientes entrem em contato por telefone com código de área de Florianópolis para serem instruídos acerca de liberação de créditos judiciais mediante pagamento prévio.

Trata-se de tentativa de golpe.

Já foram tomadas as providências cabíveis junto à Polícia Civil.

Qualquer informação acerca dos processos devem ser solicitadas pelos contatos:

Blumenau
(47) 3326-1708
(47) 3041-9544
contato@lobeadvocacia.com.br

Joinville
(47) 34332646
 (47) 9 9617-2272
joinville@lobeadvocacia.com.br

PROCURANDO TALENTOS

Oportunidade para Advogados